quinta-feira, 21 de março de 2013

COMA



De acordo com os noticiários o compositor e sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, Em tratamento contra o câncer desde 2006, Dominguinhos está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 13 de janeiro. Em dezembro ele foi internado no Hospital Santa Joana, no Recife, com quadro de pneumonia. No dia 25 de fevereiro o filho dele Mauro da Silva Moraes disse que recebeu a informação do médico Paulo Marchiori. "O médico me disse pessoalmente que o coma é irreversível. Estávamos tentando resguardar, estou respeitando muito meu pai, mas tem uma hora que você não aguenta", disse Mauro, filho do primeiro casamento do músico.

Fica aqui a nosso torcida por um mudança radical nesse prognóstico. Que Dominguinhos consiga sair dessa. Força!


Fonte:


Então perguntamos:

O que acontece quando as pessoas estão em estado de coma? Onde se encontra o espírito dessas pessoas e qual a sua missão enquanto estado de coma?



O Coma (ou comatose) é o estado no qual uma pessoa ou animal perde completa ou parcialmente a consciência, devido a baixa atividade elétrica encefálica. Assim, dada a condição de afrouxamento da relação entre corpo e espírito, experimentada nos momentos em que a consciência torna-se menos ativa (tal qual durante o sono), o Espírito tende a tornar-se mais livre, podendo excursionar pelo mundo espiritual, percebendo-se em estado diferente daquele em que se encontra quando na plena atividade do corpo físico.

Na obra EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS (feb), André Luiz através do médium Chico Xavier, disse  que “ seu aprisionamento ou a parcial liberação do arcabouço físico, depende da situação mental do enfermo”. Posteriormente, o orientador espiritual Emmanuel, no livro PLANTÃO DE RESPOSTAS (ceu), perguntado sobre o que se passa com os espíritos encarnados cujos corpos ficam meses, até mesmo anos, no estado vegetativo do coma, respondeu que “seu estado será de acordo com sua situação mental, havendo casos em que o Espírito permanece como aprisionado ao corpo, dele não se afastando até que permita receber auxílio dos Benfeitores Espirituais”. Esses, avalia, “são pessoas, em geral, muito apegadas à vida material e que não se conformam com a situação”. “Em outros casos’, diz ele, ‘os Espíritos, apesar de manterem uma ligação com o corpo físico, por intermédio do perispírito  dispõem de uma relativa liberdade”. Salienta que “em muitas ocasiões, pessoas saídas do coma descrevem as paisagens e os contatos com seres que já os precederam na passagem para a Vida Espiritual. É comum que após essas experiências elas passem a ver a vida com novos olhos, reavaliando seus valores íntimos”. Concluindo sua resposta, Emmanuel afirma: “- Em qualquer das circunstâncias, o Plano Espiritual sempre estende seus esforços na tentativa de auxílio. Daí a importância da prece, do equilíbrio, da palavra amiga e fraterna, da transmissão de paz, das conversações edificantes para que haja maiores condições ao trabalho do Bem que se direciona, nessas horas, tanto ao enfermo como aos encarnados, familiares e médicos”.


Diferentemente do corpo que o acompanha, o Espírito nunca está em ócio, tal qual prenuncia a questão 401 do Livro dos Espíritos:

 401. Durante o sono, a alma repousa como o corpo?

“Não, o Espírito jamais está inativo. Durante o sono, afrouxam-se os laços que o prendem ao corpo e, não precisando este então da sua presença, ele se lança pelo espaço e entra em relação mais direta com os outros Espíritos.”

Na codificação não encontramos diretamente referencias ao estado de COMA, contudo, por similaridade, podemos compará-lo aos estados de catalepsia e letargia, devidamente registrados no LE, conforme questões 422 e 423, a saber:

422. Os letárgicos e os catalépticos, em geral, vêem e ouvem o que em derredor se diz e faz, sem que possam exprimir que estão vendo e ouvindo. É pelos olhos e pelos ouvidos que têm essas percepções?

“Não; pelo Espírito. O Espírito tem consciência de si, mas não pode comunicar-se.”

a) — Por quê?

“Porque a isso se opõe o estado do corpo. E esse estado especial dos órgãos vos prova que no homem há alguma coisa mais do que o corpo, pois que, então, o corpo já não funciona e, no entanto, o Espírito se mostra ativo.”

423. Na letargia, pode o Espírito separar-se inteiramente do corpo, de modo a imprimir-lhe todas as aparências da morte e voltar depois a habitá-lo?

“Na letargia, o corpo não está morto, porquanto há funções que continuam a executar-se. Sua vitalidade se encontra em estado latente, como na crisálida, porém não aniquilada. Ora, enquanto o corpo vive, o Espírito se lhe acha ligado. Em se rompendo, por efeito da morte real e pela desagregação dos órgãos, os laços que prendem um ao outro, integral se torna a separação e o Espírito não volta mais ao seu envoltório. Desde que um homem, aparentemente morto, volve à vida, é que não era completa a morte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário