sábado, 16 de março de 2013

Mensagem do DIA - 10 Curiosidades

10 Curiosidades sobre a Madre Teresa de Calcutá

1. Quando tinha 18 anos, optou por seguir a vida religiosa e entrou para a congregação Irmãs de Loreto, na Irlanda.

2. Seu nome de batismo era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Em maio de 1931, adotou o nome Teresa em homenagem à Santa Thérèse de Lisieux (Santa Teresinha).

3. Natural da Macedônia, Madre Teresa partiu para Calcutá, na Índia, e passou anos lecionando Geografia. Fez também um curso rápido de enfermagem. Hoje, na Índia, até mesmo muçulmanos e hindus são devotos de Madre Teresa. 

4. No dia 10 de setembro de 1946, Madre Teresa teve uma inspiração, que dizia ser um chamado de Deus. Ela estava viajando de trem para o Himalaia quando um sinal interior lhe indicou que deveria dedicar sua vida aos pobres. Conversou sobre isso com um superior, mas sua ideia não foi aceita.

5. No dia 12 de abril de 1948, Madre Teresa foi autorizada a deixar a congregação de Nossa Senhora de Loreto, com a condição de continuar sob a obediência do arcebispo de Calcutá.

6. Uma pesquisa do instituto Harris Interactive divulgada em agosto de 2001 aponta Madre Teresa como a estrangeira mais admirada nos Estados Unidos.

7. Madre Teresa era conhecida pelo apelido “santa das sarjetas”.

8. Em 1949, Madre Teresa criou a congregação que hoje leva o nome de "Missionárias da Caridade". As irmãs abandonaram todo o apego a bens materiais. Cada uma delas tinha como únicos pertences: um prato de esmalte, um conjunto de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada, um colchão, um par de lençóis e um balde metálico. 

9. No dia 17 de outubro de 1979, Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho assistencial.

10. O mesmo veículo que transportou o corpo do Mahatma Gandhi em 1948 foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da Madre Teresa de Calcutá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário