quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Depois da partida das irmãs chegaram a Santarém: Rita Corrêa, Margarida Viedenz e mais 10 jovens vindas da Alemanha.

Em 14 de setembro de 1912, a irmã tornou-se Madre Imaculada Superiora (tornou-se abadessa em 06 de janeiro de 1916).

O crescente número de Irmãs tinha que deixar o convento de origem, pequeno demais e comprovadamente insalubre. Madre Imaculada e Dom Amando adquiriram um terreno para um grande edifício. O tamanho da propriedade e o objetivo de sua aquisição mostraram o que eles tinham em mente. A comunidade pretendia assumir um papel maior na vida dos santarenos e da prelazia. Dom Amando e Madre Imaculada recorreram aos franciscanos da Alemanha, para arranjar fundos. Eles, por si mesmos, não tinham meios. Chegou um telegrama a Santarém com data de 03 de junho de 1913. Ele fora endereçado à Madre Imaculada e assinado pelo procurador da missão franciscana, em Dusseldorf, Frei Anacleto Brogsitter. E dizia: "Construir imediatamente" (Sofort bauen). Sob a direção arquitetônica do Irmão Bernardo Erkmann, Madre Imaculada e suas Irmãs puseram mãos à obra a fim de adquirir o teto e o espaço para servir ao povo de Santarém.

Quando o telegrama chegou, as Irmãs o levaram à Madre Imaculada. Todas elas temiam que trouxesse más notícias. Num relance, Madre Imaculada percebeu seu significado: a comunidade tinha o apoio financeiro para iniciar uma grande construção.

Ela fez as outras compreenderem que seria apropriada uma celebração. As Irmãs tocaram o sino e reuniram-se na capela para cantar o Magnificat e o Te Deum. Os franciscanos ouviram o sino e vieram correndo temendo más notícias. A alegria espalhou-se. Madre Imaculada enviou o Dr. Sarmento, Deputado Estadual, para Belém a fim de retirar o dinheiro posto lá por um banco alemão, ao olhar os números, não era muito dinheiro. Ele tinha importância simbólica: Madre Imaculada tinha um mandato da Alemanha para a construção. Mais importante, tinha ela a firme convicção de que o começo tinha que ser feito.

O lançamento da pedra fundamental para o convento, orfanato e escola tornou-se uma celebração pública. As Irmãs prepararam-se para a cerimônia através duma noite de oração. Então, depois das seis da manhã, as órfãs, as filhas de Maria, as irmãs e muita gente de boa vontade foram, em procissão, do convento para o lugar da construção, levando a estátua de Nossa Senhora de Lourdes.



"Não bastava relatar simplesmente a todos que haviam recebido a correspondência. E assim Madre Imaculada o fez". Quando ela leu o telegrama, imediatamente percebeu o seu significado. Ela usou a ocasião para um ritual alegre de gratidão, dando por iniciada uma grande celebração. As Irmãs, acompanhando o sentido dado pela Irmã, transformaram a ocasião num evento de crescimento e esperança. Elas ofereceram o lançamento da pedra fundamental à Santarém como prova de sua presença e de seu objetivo. À medida que elas celebravam, provavam também a si mesmas sua força e sua habilidade para conseguirem seus objetivos. E assim, o lançamento da pedra fundamental revelou-se como metáfora de salvação. Envolvia cada pessoa da cidade que se aproximasse: pais com crianças para educar, funcionários com responsabilidade pelo bem público, Filhas de Maria celebrando sua igreja e irmãs da Alemanha e do Brasil, as quais tinham entrado na vida religiosa para se santificarem no serviço aos outros. Madre Imaculada estava fundando a comunidade historicamente. O povo envolveu-se na ação e começou a trabalhar. Fez-se necessário e natural organizar e desenvolver organismo de apoio, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário